Uma aeronave sofreu um acidente no Aeroporto da Pampulha, no início da tarde desta terça-feira (20). Segundo a Infraero, o jato estava descendo na pista de pouso e não conseguiu parar. A aeronave foi para fora da pista, mas ainda dentro dos limites do aeroporto.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o copiloto, de 76 anos, que tinha ficado preso às ferragens, morreu. Um outro piloto foi resgatado em estado grave. Ele é um aluno em treinamento e tem 28 anos, segundo os bombeiros. Foi levado ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII no helicóptero dos bombeiros.
Uma terceira pessoa que estava na aeronave, de 31 anos, foi retirada logo no início dos trabalhos, com escoriações. Essa pessoa não estava na cabine com os outros dois. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de BH, ela recusou atendimento. As vítimas não foram identificadas.
Os bombeiros trabalharam em conjunto com profissionais da Infraero e tiveram que serrar uma parte do avião para acessar a cabine frontal.
Causas do acidente
Ainda não há informações sobre as circunstâncias que fizeram o avião não ter conseguido parar a tempo. A princípio, segundo os bombeiros, o trem de pouso da aeronave não abriu.
A Infraero disse que a aeronave estava fazendo um "voo de teste" quando saiu da pista após o pouso.
O voo de teste é um procedimento corriqueiro. De tempos em tempos, as aeronaves saem do hangar no aeroporto, onde fazem manutenção, e fazem o voo de teste. Decolam lá do aeroporto mesmo, fazem a avaliação no ar, e descem.
De acordo com o comandante do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, Major Fábio Alves Dias, a forma como o avião bateu na árvore contribuiu para que as vítimas ficassem presas às ferragens.