Na manhã desta segunda-feira (31), uma aeronave da companhia Gol precisou realizar um pouso forçado no Aeroporto de Vitória. O incidente ocorreu devido a um problema identificado em um dos motores durante o voo, que partiu do Aeroporto do Galeão (GIG), no Rio de Janeiro, com destino a João Pessoa (JPA). Com apenas um motor em funcionamento, a tripulação tomou a decisão de executar um pouso de emergência em Vitória para garantir a segurança dos passageiros e da tripulação a bordo.
A empresa Gol confirmou a veracidade da informação. De acordo com o registro no sistema FlightRadar, que possibilita a visualização em tempo real de aviões ao redor do mundo, o incidente ocorreu nas proximidades da cidade de Teixeira de Freitas, localizada no Sul da Bahia.
A aeronave teve que retornar ao utilizar somente um dos motores em funcionamento. Diante da necessidade de realizar um pouso de emergência, a tripulação tomou a decisão de pousar no aeroporto mais próximo e com a infraestrutura adequada para receber um Boeing, que era o Aeroporto de Vitória. A empresa Gol confirmou que o pouso foi conduzido com segurança, garantindo a integridade dos passageiros e da tripulação a bordo.
O avião envolvido no incidente é um modelo equipado com dois motores. Após enfrentar uma falha em um dos motores, a aeronave precisou prosseguir com o voo utilizando apenas o motor que permanecia em funcionamento. A companhia disse ainda que todo o procedimento obedeceu aos protocolos de segurança e a aeronave foi desembarcada normalmente.
A Gol informou que adotou uma estratégia para acomodar os clientes afetados pela situação do voo. Uma nova aeronave foi designada, saindo do Aeroporto de Viracopos (VCP) com destino à capital capixaba, Vitória (VIX), para assumir o voo G3 9220 com trajeto para João Pessoa (JPA), previsto para decolar às 12h30. A companhia reiterou que todas as medidas tomadas em relação ao incidente tiveram como principal foco a segurança, que é a prioridade número um da empresa.