Na manhã desta quarta-feira (15), um grupo composto por 26 brasileiros e seus familiares, repatriados da Faixa de Gaza, desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Pouco antes das 10h, eles deixaram a base aérea de Brasília (DF).
Entre os repatriados, 14 serão direcionados a um abrigo designado pelo governo federal no interior paulista, cuja localização exata não foi divulgada por razões de segurança. As outras 12 pessoas serão conduzidas para as residências de seus familiares.
No abrigo, especializado em acolher refugiados, as cinco famílias terão unidades individuais, compostas por quartos e banheiros, além de contar com um refeitório para alimentação e áreas de convivência. O tempo de permanência no local é indeterminado, atendendo às necessidades daqueles que solicitaram ajuda por não terem um local para se estabelecer no Brasil.
O secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho, responsável pela coordenação da operação de acolhimento, informou que os repatriados já realizaram a emissão de documentos, como segunda via da carteira de identidade, certidão de nascimento e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Destaca-se que, até o momento, nenhum dos repatriados fez solicitação de refúgio. Das 32 pessoas que chegaram à Base Aérea de Brasília na última segunda-feira (13), quatro foram encaminhadas aos familiares residentes no Distrito Federal, enquanto outras duas seguirão para Florianópolis por meio de um voo comercial.