Um avião que saiu do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre em direção a Brasília, no Distrito Federal, colidiu com um pássaro e teve que passar uma hora e 42 minutos voando em círculos sobre a capital pernambucana na tarde desta terça-feira (24). Segundo a Latam Airlines Brasil, responsável pelo voo, a aeronave precisou retornar ao terminal aéreo por causa da colisão com o animal.
Ainda de acordo com a companhia aérea, o voo JJ3990 decolou às 15h05 e, nas proximidades do aeroporto, localizado na Zona Sul do Recife, colidiu com um pássaro. Com isso, a aeronave retornou ao terminal, onde aterrissou às 16h47.
Um dos passageiros que estavam no voo no momento da decolagem, o empresário Luis Almeida Neto viajava com a mãe para visitar uma irmã no Distrito Federal, quando foi surpreendido pela notícia de que teria que voltar ao Aeroporto do Recife. Segundo ele, tanto o voo quanto o pouso foram tranquilos.
“Logo após a decolagem, senti uma diferença no barulho, mas não dei importância. O comandante nos comunicou que o avião tinha colidido com um pássaro e teríamos que dar algumas voltas para gastar combustível e voltar ao solo. Ele acionou o trem de pouso para aumentar o consumo de combustível nas voltas e, depois de mais de uma hora voando, pousamos tranquilamente”, contou Luis.
Tensão no avião
De acordo com o empresário, ao serem informados da colisão da aeronave com o animal, alguns passageiros ficaram nervosos, mas, ao fim do pouso, o comandante foi saudado com palmas.
“Ficamos cerca de 40 minutos no avião [após a aterrissagem], enquanto a manutenção checava a aeronave, mas depois fomos avisados que tínhamos que descer, porque o avião não tinha mais condições de voo”, completou.
Respostas
A Infraero explicou que colisões com aves são corriqueiras em aeroportos. Em nota, a Latam informou que o voo foi reprogramado sob o número JJ9000 e está previsto para decolar às 8h30 de quarta-feira (25).
"A companhia esclarece que está prestando a assistência necessária aos passageiros. Por fim, reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura", ressaltou a Latam na nota.