O Brasil enfrenta um aumento alarmante de casos de dengue, com estimativas do Ministério da Saúde indicando possíveis 4,2 milhões de infectados até o final do ano. A situação é especialmente preocupante nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste.
Nos primeiros 50 dias de 2024, o país já registrou mais de 100 mortes confirmadas pela doença, além de 600 mil casos prováveis e 400 mortes em investigação. A proliferação do mosquito Aedes aegypti, favorecida pela água parada e pelo clima propício, é apontada como principal causa desse aumento.
Concentração de Casos
Cinco estados brasileiros concentram a maior incidência de dengue, representando 104% dos casos: Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás. O Distrito Federal registra a pior taxa do país, com 2.405 casos por 100 mil habitantes.
Fatores Climáticos
Especialistas atribuem o crescimento desordenado das cidades e fenômenos climáticos, como o El Niño, como fatores contribuintes para a situação.
Doença pelo mundo
No mundo a doença pode se tornar uma grande ameaça, com novos casos surgindo principalmente no sul dos Estados Unidos, no sul da Europa. Durante o especial da Rede Meio Norte sobre a dengue, a correspondente internacional Socorro Sampaio, destacou o avanço da doença pelo mundo.
“A maioria dos casos de dengue aqui na Europa são importados, ou seja, pessoas que foram infectadas em outros países, principalmente na África e América do Sul. Mas é o aumento de casos de transmissão local que preocupa as autoridades sanitárias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, três países europeus registraram casos assim no ano passado. Foram 82 casos na Itália, 43 na França e 3 na Espanha. 128 casos no total, quase o dobro em relação ao ano anterior”, disse.