Em virtude da pandemia ocasionada pelo coronavírus, muitas empresas se readequaram as novas necessidades do mercado. Um exemplo disso, são as empresas prestadoras de cartão de crédito que diante da necessidade de isolamento social estão disponibilizando outros mecanismos para que os clientes possam ter acesso aos atendimentos e demais serviços.
Segundo um relatório divulgado pelo Centro de Inovação da Visa (CI), o Brasil atualmente é o líder da América Latina e Caribe no que diz respeito a inovações tecnológicas para pagamentos via aplicativos. Em virtude da praticidade do mecanismo, a tendência do mercado é que cada vez mais pessoas possam aderir a essa forma de pagamento online, ainda mais em tempos de isolamento social.
"Tenho evitando ao máximo sair de casa e os aplicativos têm auxiliado os consumidores nesse sentido, ao oferecer a praticidade de acesso a informações e pagamento de faturas sem sair de casa, o que é o mais importante nesse momento de isolamento social", afirma o servidor público Victor Sobrinho.
A diretora de uma rede de cartão de crédito, Vera Claudino, explica que diante da necessidade de isolamento social é fundamental disponibilizar mecanismos e oferecer os serviços de forma online. "Para que as pessoas não precisem sair de casa nesse momento de crise estamos reforçando as nossas plataformas para dar todo o suporte necessário aos consumidores. Assim, por meio do aplicativo, os clientes podem realizar todos os procedimentos necessários de forma virtual", disse a diretora.
Um estudo feito pela AppsFlyer, empresa de atribuição e análise de dados de aplicativos, aponta que o Brasil é o terceiro país que mais instala aplicativos financeiros em todo o mundo. Assim, o país fica atrás somente da Índia e Indonésia
"Em nosso aplicativo o cliente tem a possibilidade de realizar todos os procedimentos necessários. De uma forma bastante simples e em poucos passos, o cliente pode acessar a sua fatura e consultar o limite disponível para futuras compras. Disponibilizamos também a opção de copiar o código de barras da fatura para que o cliente possa efetuar o pagamento no app do banco de sua preferência. Esses são alguns mecanismos que estamos disponibilizando para evitar que as pessoas tenham a necessidade de sair de suas casas", destaca a diretora Vera Claudino.