As escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre iniciam nesta semana o retorno às aulas, após uma semana das enchentes que devastaram a cidade. Na manhã desta segunda-feira (20), 22 unidades terão aulas e, amanhã (21), outras 16 unidades devem retomar as atividades.
As escolas que não foram diretamente afetadas pelas cheias e que possuem abastecimento de água e energia elétrica poderão retomar as aulas. “Além da retomada das nossas unidades próprias, mais de 100 escolas de educação infantil conveniadas à prefeitura também retornarão às atividades na segunda-feira. Cerca de 50% dos nossos alunos voltarão às aulas normalmente”, afirmou o secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa.
Os servidores das escolas diretamente afetadas pela enchente não precisam retornar ao trabalho imediatamente, conforme determinação da secretaria.
O Ministério da Educação flexibilizou o calendário escolar no Rio Grande do Sul. Inicialmente, a orientação da Secretaria Municipal de Educação (Smed) é que as escolas realizem atividades lúdicas e recreativas, além de garantir o acolhimento e as refeições aos estudantes. A presença dos alunos será registrada, com justificativa para as ausências daqueles atingidos pelas cheias.
O que diz a Secretária de Educação
Segundo a secretaria, quase todas as 99 escolas da rede e as 219 parceiras foram atingidas pelas enchentes. As situações mais críticas são:
14 escolas próprias e 12 da rede conveniada ficaram total ou parcialmente alagadas, com grandes perdas de infraestrutura.
Outras 11 escolas próprias e 53 conveniadas sofreram danos como destelhamentos parciais e infiltrações.
Com o recuo das águas, foi possível acessar as escolas de educação infantil Cantinho Amigo (Azenha) e Tio Barnabé (Azenha), além da escola de ensino fundamental Porto Alegre (Centro Histórico), que estavam alagadas. Nessas unidades, o processo de limpeza e recuperação das estruturas já começou.
Além disso, três escolas próprias de ensino fundamental estão funcionando como abrigos: Aramy Silva (bairro Camaquã), Elyseu Paglioli (Cristal) e Grande Oriente do Rio Grande do Sul (Rubem Berta).
Situação no estado
Na rede estadual, 18 escolas em Taquari, Sério, Progresso, Lajeado, Forquetinha e Canudos do Vale retomam as aulas nesta segunda-feira (20). Em Porto Alegre, Canoas e Rio Grande, ainda não há previsão de retorno. Mais de 178 mil alunos estão afetados apenas nessas localidades. Em toda a rede pública estadual, mais de 378 mil estudantes sofreram algum impacto devido às cheias.