Atrativos turísticos do Cerrado são opções para aproveitar o Carnaval

Atividades propõem ao turista conexão com a natureza, prática de esportes radicais e diversão segura

Santuário Vagafogo, em Pirenópolis (GO) | Augusto Miranda / MTur
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Santuário Vagafogo, em Pirenópolis (GO). Crédito: Augusto Miranda/MTur

Após o cancelamento das tradicionais festas de Carnaval pelo país devido à pandemia do novo coronavírus, alguns destinos nacionais próximos a grandes centros urbanos se tornaram opções seguras para quem poderá curtir os dias de folga do período em 2021. A Rota do Cerrado, localizada em Brasília (DF) e região, é uma delas. O destino oferece diversos atrativos turísticos, que envolvem a prática de ecoturismo, turismo de aventura e rural, além das belezas naturais que só o Cerrado brasileiro proporciona.

Partindo da capital federal, o Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral, é uma boa escolha para quem deseja se aventurar, em família ou com amigos, em trilhas de pequena e média dificuldade ou aproveitar as águas cristalinas formadas pelas nascentes e poços naturais que surgem às margens do Córrego Acampamento. A natureza do local também é um show à parte. Repleta de vários tipos de vegetação e de uma diversificada fauna, a unidade de conservação abriga espécies raras ou ameaçadas de extinção, tais como lobo-guará, tatu-canastra, tamanduá-bandeira e a jaguatirica.

Ainda dentro do “Quadradinho” do DF, os praticantes de Mountain Bike têm à disposição, na Floresta Nacional de Brasília, a maior trilha sinalizada para a prática do esporte em unidade de conservação do país. Ao todo, são 136 km de percursos contínuos e sinalizados. Os visitantes também podem conferir a Chapada Imperial, que acumula prêmios e indicações como modelo de desenvolvimento sustentável em propriedade particular. A localidade, a 50 km do centro de Brasília, abriga 30 cachoeiras e um museu eco-histórico, além de permitir a prática de arvorismo e outras atividades que agradam os apaixonados por natureza.

Falando em cachoeira, não podemos deixar de falar do já tradicional Salto do Corumbá. A cerca de 118 km da capital da República, o parque conta com 7 cachoeiras, camping, pousada, restaurantes, parque aquático e atividades radicais em meio à natureza. Um pouco mais perto, a 60 km de Brasília, há a cachoeira do Salto do Itiquira, em Formosa (GO). São 168 metros de queda d’água, além de trilhas e lindos mirantes. A Cachoeira da Água Fria, o Buraco das Araras e o Buraco das Andorinhas também são atrativos que valem a pena conferir.

As conhecidas cidades de Pirenópolis e Alto Paraíso, em Goiás, também são boas opções para quem quer se conectar com a natureza por mais dias ou até em um bate-volta. Os destinos são alguns dos mais buscados pelos turistas que curtem um pouco de história e misticismo. A primeira é repleta de casarões coloniais e charmosas pousadas. Já a segunda apresenta referências aos cristais que tomam conta da região, além das imagens de extraterrestres, tão famosos por lá. Ela também abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.

A cidade histórica de Pirenópolis e a Chapada dos Veadeiros são ótimas opções de bate-volta no Centro-Oeste. Crédito: Augusto Miranda/MTur

VIAGEM RESPONSÁVEL - O Ministério do Turismo lançou no ano passado um protocolo para turistas que planejam viajar neste período de pandemia. Entre as recomendações, o uso de máscara em todos os ambientes públicos e/ou compartilhados, lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel 70% sempre que tocar qualquer superfície potencialmente contaminada e desinfetar com frequência objetos de uso pessoal. Além disso, evite aglomerações, não viaje se estiver doente e escolha hotéis e estabelecimentos que priorizem segurança e bem-estar, como os que aderiram ao Selo Turismo Responsável do MTur, e observe se o local cumpre as recomendações. (Por Victor Maciel/MTur)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES