O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e a Prefeitura de São Raimundo Nonato já confirmaram as atrações da segunda edição da Ópera da Serra da Capivara, que será realizada de 16 a 21 de julho, nas cidades de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias. Este ano, o evento traz como tema o Ato Krahô, em homenagem aos índios do Brasil.
De acordo com o diretor do evento, Felipe Guerra, durante o espetáculo, o público vai viajar pela cultura indígena brasileira e pela força da natureza. “A gente pensou essa ópera dividida em quatro atos. Ano passado foi o Ato Ancestral. Este ano será o Ato Krahô. O nome Krahô é utilizado por conta das primeiras tribos que se instalaram no Sítio da Pedra Furada. O nome é em homenagem a eles, mas a plástica, a pintura, a estrutura, geometria, o artesanato, as pinturas, os ritos, os sons são dos índios do Brasil. Então, quem for assistir esse espetáculo que abre as três noites na Pedra Furada, vai ter a experiência de resgate da cultura indígena brasileira por meio do som, voz, percussão, progressão, imagens e do cenário. Vai ser uma grande viagem pela cultura dos índios, pela cultura desse Brasil pré-colonização antes da influência europeia e pela mata, pela força da natureza”, disse Felipe Guerra.
O evento é direcionado a todos os públicos e tem entrada gratuita até o limite da capacidade do local, durante 6 dias, sendo, nos dias 16 e 17, a Ópera na Cidade, em São Raimundo Nonato; no dia 18 a Ópera na Cidade, em Coronel José Dias, e nos dias 19, 20 e 21 a Ópera da Serra da Capivara, no Anfiteatro da Pedra Furada. Serão convidadas atrações locais, estaduais e nacionais, tendo o cantor Tony Garrido como uma das atrações do primeiro dia do evento na serra.
A idealizadora do evento, jornalista Sádia Castro, explica que, além de promover a cultura e impulsionar o turismo no entorno do Parque Nacional da Serra da Capivara, a ópera visa dar oportunidade para que as pessoas possam conhecer produções artísticas e culturais que não estão na grande mídia.
“A Ópera da Serra da Capivara é um evento que traz uma viagem musical e arqueológica e está inserida na ideia que se multiplica pelo país de abrir novos espaços para produções artísticas e culturais de boa qualidade, em locais fora dos grandes circuitos produtores de cultura de massa. É esse o nosso objetivo, além de fortalecer a cultura e o turismo, fazer com que as pessoas tenham a oportunidade de assistir a um grande espetáculo, se divertirem, se envolverem com os shows e, principalmente com a atmosfera da mágica da Serra da Capivara, tendo a oportunidade de conhecer novas produções artísticas e musicais que não estão na grande mídia”, ressalta Castro.
Atrações
16.07.2018- Ópera na cidade (São Raimundo Nonato) – Praça do Abrigo
Show de humor – Amaury Jucá
Show do grupo: Academia da Berlinda
17.07.2018 – Ópera na Cidade (São Raimundo Nonato) - Praça do abrigo
Peça de teatro: Palha assada com Adalmir Miranda e participação de alunos(as) das escolas públicas Municipais de São Raimundo Nonato.
Show do grupo: Validuaté
18.07.2018 – Ópera na Cidade (Coronel José Dias) – Praça São Pedro
Show de humor: Profa. Maria dos Prazer: é rindo que se aprende
Show com o cantor Roraima
1°: Noite (19.07.18) no Anfiteatro da Pedra Furada
Ato Krahô
Cerimonial de abertura do evento
Rayssa Fayet
Tony Garrido – Noites de Orfeu
2° : Noite (20.07.18)
Ato Krahô
Trio Amaranto
Criolina
3°: Noite (21.07.18)
Ato Krahô
Ceumar
Moysés Marques