A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) informou nesta sexta-feira (10), que retirou o site do Governo do Piauí do ar como medida preventiva após um ataque hacker registrado a nível nacional no aplicativo ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.
Em nota, o órgão explicou que o sistema do estado já registrou alguns incidentes e por medida de prevenção, o https://www.pi.gov.br/ foi retirado do ar. A previsão é que os serviços retornem ainda hoje. “Ressaltamos ainda que não ocorreu nenhuma invasão no Data Center da ATI, assim como não ocorreu nenhuma perda de dados”, disse a agência em nota.
O site da Prefeitura de Teresina também está fora do ar nesta sexta, mas segundo a própria assessoria da gestão e a Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER), o endereço eletrônico não foi retirado do ar como o do governo, e sim, devido ao problema com o domínio pi.gov.br, todos os subdomínios, que entre eles está os sites e sistemas da prefeitura, foram afetados.
“A Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER) informa que a instabilidade nos sites da prefeitura não está relacionada com nosso servidor, já entramos em contato com ATI do Estado do Piauí e fomos informados que há um problema com o domínio: pi.gov.br, que afeta a todos os subdomínios conforme está acontecendo com os sites e sistemas da prefeitura. A ATI do Estado do Piauí nos informou que irá emitir uma nota oficial informando o problema. Estamos aguardando mais informações para entender de fato o que está acontecendo”, informou o órgão, em nota enviada ao Meionorte.com.
Queiroga afirma que dados vacinais não serão perdidos após ataque hacker
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta sexta-feira (10) que os dados da população que estavam no ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – não serão perdidos após o ataque hacker.
Segundo o ministro, existe backup das informações.
"É um prejuízo muito grande. São pessoas criminosas, nós esperamos encontrá-las e punir exemplarmente. (...) Mas esses dados não serão perdidos, o Ministério da Saúde tem todos os dados, é só uma questão de resgatar esses dados e colocá-los à disposição da sociedade", afirmou Queiroga, em visita a Belo Horizonte.
O site do Ministério da Saúde, o aplicativo e a página do ConecteSUS foram invadidos por hackers na madrugada desta sexta-feira (10). O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.