ATI cria aplicativo para pagamento de taxas do Detran pelo celular

Facilidade é mais uma inovação que está sendo desenvolvida

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em breve, a população piauiense poderá pagar taxas do Detran diretamente pelo celular, por meio do aplicativo "Piauí Na Palma da Mão", solução inovadora que está sendo desenvolvida pela equipe de servidores da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI).

“Estamos trabalhando em parceria com a ATI e com a rede bancária para poder viabilizar tecnologicamente o acesso aos aplicativos e aos terminais de autoatendimento do Detran, possibilitando que ali mesmo o pagamento das taxas de todos os impostos e despesas ao licenciamento do veículo sejam realizados”, comentou Arão Lobão, diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí.

A ferramenta funcionará como uma loja de serviços digitais, onde o cidadão terá à sua disposição a programação cultural do estado, poderá, entre outros, realizar matrícula online, consultar processos eletrônicos sem a necessidade de se deslocar até um posto de atendimento ou outro órgão do Governo do Piauí.

A consulta de documentos relacionados a veículos, emplacamentos, transferência também ficará disponível online. “Nossa expectativa é que consigamos cada vez mais facilitar a resolução das questões de trânsito, de documentação pela web, então a Agência de Tecnologia é uma parceira importante e à frente dela temos o [diretor geral] Avelyno Medeiros, que conduz com muito brilhantismo e dedicação as questões de tecnologia”, afirmou Arão.

O Governo do Estado tem por objetivo reduzir as filas nos órgãos e os custos com material como papéis, tintas para impressão e recursos humanos, aumentando a disponibilidade de serviços eletrônicos com segurança e agilidade aos piauienses. Da mesma forma, a população terá economia no tocante a impressão e xerox de documentos, gastos com deslocamentos até os órgãos, fato que também impacta direta e positivamente no meio ambiente. A previsão de lançamento do aplicativo é para o início de 2018.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES