Autoridades israelenses anunciaram nesta quinta-feira (17) que eliminaram Yahya Sinwar, líder do Hamas, segundo o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz. Conforme o Exército israelense, três membros do Hamas foram mortos durante um confronto terrestre em Gaza. A identidade de Sinwar foi confirmada por meio de exames de DNA e análise da arcada dentária.
“O assassino em massa Yahya Sinwar, responsável pelo massacre e atrocidades de 7 de outubro, foi morto hoje por soldados das FDI”, disse Katz em comunicado.
DURANTE TROCA DE TIROS
Os combatentes mortos por Israel trocaram tiros com soldados israelenses e membros do Hamas em uma residência em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Pela manhã, emissoras de TV israelenses, citando fontes do gabinete de segurança, afirmaram que "é muito provável" que Yahya Sinwar esteja entre os mortos.
APONTADO COMO ARQUITETO DE ATENTADO
Yahya Sinwar é apontado como um dos principais arquitetores dos atentados de 7 de outubro de 2023 em Israel, que resultaram em cerca de 1.200 mortos. Dias após o ataque, Israel jurou eliminá-lo.
Nesta quinta-feira, um ataque israelense a uma escola em Jabalia, que abrigava deslocados, deixou 28 mortos, segundo o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas. O grupo nega que a escola tenha sido usada para fins militares.