Artigo: Pedro e a Conversão - escrito pelo Magistrado Piauiense Roberto Veloso

Jesus perguntou a Pedro se ele o amava mais que os outros, testando sua fé e reafirmando sua liderança.

Avalie a matéria:
A pesca milagrosa mostra o poder de Jesus | Reprodução/Asip

“Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros.” (João, 21:15)

A pergunta de Jesus Cristo a Pedro está dentro de um contexto pós-ressurreição. Conforme o apóstolo João, os discípulos não tinham ainda se dado conta totalmente do fenômeno maravilhoso ocorrido com a ressurreição de Jesus Cristo.

Tanto é que eles foram, a convite de Pedro, ao mar da Galiléia pescar. “Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam.” (João, 21:3)

Após todos os acontecimentos em Jerusalém, os discípulos ainda estavam perdidos. A pesca, naquele momento, poderia representar a busca da subsistência ou a volta ao antigo trabalho antes de Jesus encontrá-los. 

A presença de Jesus, porém, muda tudo e lhes mostra o que realmente importava. Jesus prova que Ele tudo pode. Ele é o Senhor do peixe e do pão. Dá-nos graciosamente o alimento, mas o principal Ele queria que os discípulos O seguissem. 

Jesus provou a Pedro que tudo pode (Foto: Reprodução-Asip)

Estava ali, no momento da pesca, para mostrar que os discípulos precisavam seguir os seus mandamentos, em especial a pregação do evangelho com o testemunho, porque Jesus iria alimentá-los, vesti-los e conceder todo o necessário.

Há muitas interpretações a respeito do significado das três perguntas de Jesus a Pedro. Uma delas é que Jesus perguntou a Pedro se ele O amava por três vezes, porque o apóstolo O havia negado a mesma quantidade.

Contudo, tudo indica que, naquele momento, Pedro ainda não havia compreendido o que Jesus lhe dissera quando foi chamado na pesca maravilhosa:

“Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram.” (Lucas, 5:10b-11)

Novamente, Jesus encheu a rede de peixes, da mesma forma ocorrida na pesca maravilhosa. Mas Jesus queria que Pedro definitivamente se convertesse para fazer a obra de Deus, pregando o evangelho a toda criatura.

Jesus disse se tu me amas, deixa as redes, vem pescar homens. Pedro, então, compreendeu e o seu amor a Jesus se refletiu no trabalho que passou a desempenhar em favor do projeto salvítico de Deus, que é a salvação e a vida eterna por intermédio de seu filho amado Jesus Cristo.

Façamos como Pedro, se amamos a Jesus, tornemo-nos seus seguidores e sejamos testemunhas de seu amor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES