Artigo: 'A vitória sobre o medo', por Roberto Veloso

Para enfrentar as adversidades da vida é preciso ter fé, coragem e foco

Para enfrentar as adversidades da vida é preciso ter fé, coragem e foco | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

“ Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem  e na sua fúria os montes se estremeçam.” (Salmos, 46:2-3)

Para enfrentar as adversidades da vida é preciso ter fé, coragem e foco. Vivemos em um mundo do medo, guerras, doenças, calamidades, crime organizado, dificuldades de relacionamento, desemprego, entre outros desafios. Tudo isso gera medo.

O medo produz comportamentos indesejados, entre eles, talvez o principal, a fuga. Muitos fogem, correm, temerosos de enfrentar o percalço, fazendo a vontade do inimigo que deseja o caminho aberto para a satisfação de suas vontades.

Contudo, a nossa direção deve ser a confiança em Deus, único refúgio seguro diante do caos. Quando estamos com o Senhor, mesmo diante das piores aflições, podemos enfrentar o medo, porque a fé é o caminho para a vitória.

Há os que, ao invés de encorajar, amedrontam, incultindo o pavor nas pessoas para fazê-las desistir de seus projetos e sonhos. Davi, rei de Israel, sofreu com essa situação, quando foi aconselhado a fugir diante da ameaça dos inimigos.

“No Senhor me refugio. Como dizeis, pois, à minha alma: Foge, como pássaro, para o teu monte? Porque eis aí os ímpios, armam o arco, dispõem a sua flecha na corda, para, às ocultas, dispararem contra os retos de coração.” (Salmos, 11:1-2)

É a confiança no Senhor que nos encoraja a seguir em frente, a não pararmos diante dos obstáculos que a princípio se mostram intransponíveis.

Vejamos a passagem do Mar Vermelho quando os hebreus saíram do Egito e foram perseguidos pelo exército de faraó. Naquele momento, eles estavam encurralados, de um lado o mar profundo e de outro um exército bem armado com seus cavalos e cavaleiros.

Para as pessoas era impossível, elas se viram mortas e ficaram apavoradas sem ter para onde ir. Porém, a fé e a confiança em Deus fez o mar se abrir e todos passaram a seco.

“Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas.”  (Êxodo, 14:21)

Não podemos nos apavorar diante das situações aparentemente intransponíveis se temos Deus conosco. Porque Ele é o Deus do impossível. Basta que tenhamos a fé que nos encoraja e foco para vencermos, para que as distrações do mundo não nos perturbem. Assim, a vitória é certa.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES