Arte a céu aberto: artista colore muro ao lado do Palácio de Karnak

O painel de 80m² leva em consideração os jardins do brilhante paisagista Burle Marx.

arte | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O muro lateral da sede da Coordenadoria de Comunicação do Estado, situada na rua 7 de Setembro, ao lado do Palácio de Karnak, está multicolorido. O Circuito Urbano de Intervenções Artísticas (CUIA) fez uma homenagem aos elementos e paisagens que compõem a diversidade do Nordeste brasileiro através do trabalho da artista Letícia Anguito.

A figura de uma mulher deitada na rede, linhas orgânicas representando praias, folhas de árvores típicas da região, o sol e aves ganham cores vibrantes na obra intitulada "Balanço Tropical". O painel de 80m² se conecta com os jardins do Karnak. 

A artista buscou estabelecer um diálogo respeitoso com a obra de Burle Marx, considerado a principal referência do paisagismo tropical moderno. O painel provoca uma fuga do comum, uma imersão no multicolorido.

Letícia Anguito é uma artista e designer apaixonada por cores, soluções gráficas, identidade visual e design de superfícies (estampas). Graduada em Design Gráfico pela Belas Artes, ela descobriu o seu fascínio pela estética e trabalhos manuais.

Na arte urbana, possui pinturas em grandes murais, representando sua arte pelo Brasil, como exemplo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Ceará e também nos Estados Unidos (Nova York e Califórnia).

CUIA

O Circuito Urbano de Intervenções Artísticas (CUIA) iniciou oficialmente em 10 de novembro. Em sua primeira edição, utiliza o Centro da cidade como campo de experimentação artística. Utilizando diversas linguagens artísticas, o evento tem a finalidade de transformar e ressignificar do Centro de Teresina através de inovações estéticas, fazendo com que a população possa ter seu olhar ampliado sobre as possibilidades de uso do espaço urbano. 

Assim, a interação com espaços que já fazem parte do cotidiano piauiense ganha novos siginificados e/ou têm seus significados potencializados.

A programação do CUIA se estenderá até janeiro de 2022 e, em sua primeira edição, utiliza o centro da cidade como campo de experimentação artística.  O evento é uma realização da  Associação Amigos da Arte e da Cultura do Piauí (@assaacpiaui); Saracura Produtora (@saracuraprodutora) e conta com patrocínio do Armazém Paraíba (@armazemparaiba) através do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – SIEC da Secretaria de Cultura - SECULT (@cultura.piaui).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES