Passageiros do avião que tentou pousar no aeroporto de São José do Rio Preto (SP) passaram por momentos de tensão por causa da chuva forte registrada na tarde de terça-feira (18).
Devido às condições climáticas, a aeronave da Latam que seguia de São Paulo com destino a Rio Preto precisou arremeter para o aeroporto de Ribeirão Preto. Arremetida é uma manobra em que o piloto interrompe a aterrissagem, normalmente em razão de vento forte e ou condições climáticas adversas. É necessário mudar a potência do avião para que ele volte a ganhar altitude, daí a sensação do passageiro de forte aceleração.
"O avião estava pousando. Ele chegou muito próximo da pista e arremeteu com força total, praticamente ficou em ângulo de 90 graus", afirma o médico Alex Chaddad, que era um dos passageiros da aeronave e gravou a manobra.
"Dá aquele momento de tensão, porque o avião tem que ganhar força nessa hora, senão pode acontecer o pior."
Segundo Alex, cerca de cinco minutos depois, a aeronave atingiu altura de 10 mil pés e o piloto informou aos passageiros que seguiriam para Ribeirão Preto.
Após o pouso seguro no aeroporto de Ribeirão Preto, a companhia aérea orientou para que os passageiros continuassem nas poltronas, mas algumas pessoas quiseram deixar o avião, que em seguida retornou a São José do Rio Preto.
"A viagem de volta foi bem tranquila. Quando pousamos, todos bateram palma e agradeceram ao piloto e aos comissários. Foi um momento bem tenso, mas tudo deu certo", diz Alex.
Em nota, a assessoria de imprensa da Latam confirmou a alteração da rota para Ribeirão Preto, onde a aeronave foi reabastecida e retomou a viagem a Rio Preto. A companhia também afirmou que todas as decisões visam garantir uma operação segura.