Escrito por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, a obra Amigos da Família, publicada pela Paulus Editora, traz uma reflexão sobre a importância da família observada como dom de Deus. A publicação tem por finalidade ajudar a família a caminhar e a encontrar-se com a misericórdia de Deus em meio aos desafios atuais.
De acordo com o autor, o homem é um ser social e, por isso mesmo, um ser familiar e precisa dos outros para existir, crescer e sobreviver. Segundo Dom Orlando, a vida humana se caracteriza pela interdependência das pessoas e instituições.
Neste caminho, a primeira instituição que a pessoa encontra é a convivência no seio familiar. Assim, em comunhão com o desejo da Igreja, conforme a orientação do documento do Papa Francisco “Amoris Laetitia” e, em acordo com os planos de Deus para a família, o autor apresenta no livro uma coleção de ricos pensamentos, reflexões e crônicas, inspiradas em seu trabalho pastoral que irão auxiliar o leitor a perceber a riqueza da família.
O livro está dividido em seis capítulos, cujos temas falam diretamente para cada membro da família e, em assuntos pertinentes ao cotidiano do grupo familiar. Entre eles, estão as seguintes abordagens: Teologia e pastoral – a família nas Sagradas Escrituras, a família de Jesus, os quatro pilares da família, funções da família, a família hoje, os dez mandamentos para a paz na família.
Outros pontos trabalhados por Dom Orlando Brandes, são os temas da dimensão ética na vida da família. O autor enfatiza que a família é a esperança da sociedade, assim, o religioso reflete junto aos leitores, sobre as principais crises familiares e como vencê-las em meio aos desafios atuais e, também a respeito da importância do diálogo e o rosto da família do terceiro milênio.
Em Amigos da Família, ainda é possível compreender as fases diversas que todas as famílias estão sujeitas, como por exemplo: a fase do namoro, a parte do cuidado com as crianças e jovens, o papel de cada membro do grupo em várias questões.
No livro da coleção Pastoral de Comunidade, Dom Orlando também fala sobre a missão dos pais, sobre fidelidade, casamento consciente, convivência familiar, divórcio emocional, pais lideres, dentre outros temas pertinentes e, em favor do cuidado com a família.
Dom Orlando Brandes nasceu em 13 de abril de 1976. Natural de Urubici –SC, é filho de Gregório Brandt e Hilda Morais Brandt ( falecidos). Tem seis irmãos. Após o curso primário, ingressou no Seminário São João Maria Vianney, de Lages – SC. Em 1968, concluiu Filosofia na Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. Fez seus estudos teológicos na Universidade Gregoriana e na Academia Afonsiana em (Roma), especializando em Teologia Moral em 1973. Recebeu a ordenação sacerdotal em Francisco Beltrão – PR, em 6 de julho de 1974. Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, em 1994, o 3º bispo diocesano de Joinville-SC, escolhendo como lema: “Somos Operários de Deus” (1Cor 3,9). Em 2006, o Papa Bento XVI nomeou-o arcebispo de Londrina. Em 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco o quinto arcebispo da arquidiocese de Aparecida, tomando posse no dia 21 de janeiro de 2017.