Aprovado doutorado em Biotecnologia e mestrado em Biodiversidade no PI

Nos dois últimos anos, a UFPI conseguiu dobrar a quantidade de doutorados.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou a proposta de Doutorado em Biotecnologia (CMRV) e mestrado em Biodiversidade na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os pareceres do resultado da proposta dos dois novos cursos foram analisados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Os cursos buscam formar profissionais, com competência técnica-científica, para atuar no desenvolvimento e validação na área de saúde humana, animal e da natureza. O edital com as vagas será divulgado em agosto de 2020.

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, do Campus Ministro Reis Veloso - Parnaíba, agora vinculado à recém-criada Universidade Delta do Parnaíba (UFDPar), teve a proposta de doutorado aprovada na 191ª reunião do CTC-ES, que aconteceu neste mês, em Brasília. Na mesma ocasião também foi firmada a criação do primeiro Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação, vinculado ao Campus Amilcar Ferreira Sobral, de Floriano.

“Antes, o curso de Biotecnologia era reconhecido com nota 4 no mestrado pela Capes, e agora foi aprovado na área com o doutorado. Já o mestrado em Floriano surgiu de um apelo muito grande para aquela região. Esses dois novos cursos são muito importantes para o impacto social”, mencionou o coordenador do programa stricto sensu da pró-reitoria de ensino de pós-graduação da UFPI, Welter Cantanhede.

“Cada pós-graduação ofertará 15 vagas só em agosto de 2020, porque, na realidade, o nosso calendário acadêmico já inicia em março e não houve tempo hábil de lançar o edital devido ao processo ser demorado e também a aprovação ter ocorrido agora em dezembro”, esclareceu.

Nos dois últimos anos, a UFPI conseguiu dobrar a quantidade de doutorados. Somando-se, com o de Biotecnologia, são 21 doutorados institucionais, e de mestrado stricto sensu são 46, destes 36 acadêmicos e 10 profissionais. O recente doutorado em Ciências Agrárias foi implantado em 2018 no campus de Bom Jesus.

Nas proposições de Welter Cantanhede, os cursos só comprovam o nível de pesquisa de alta qualidade e impacto social em ciência e tecnologia das mais promissoras. “Estamos conseguindo ampliar as quantidades de cursos e também levar os cursos de pós-graduação para diversos campi, e isso vem mostrando que a pós-graduação da instituição está ampliando e fortalecendo suas ações em todo Estado”, destaca o coordenador. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES