Quarenta e três cães e 14 gatos, todos vivendo dentro do mesmo cômodo onde mora a aposentada Miriam Barros, de 65 anos. Solitária e sem forças para limpar a casa em Barretos (SP), a mulher dormia em meio às fezes dos bichos até esta quinta-feira (12), quando voluntários de uma organização de proteção a animais iniciaram um mutirão para ajudá-la.
A renda mensal ? R$ 621 da aposentadoria somados aos R$ 70 de um programa do governo ? mal dá para pagar os 50 quilos de ração que os animais consomem por semana. As roupas que veste e até a própria alimentação, a idosa disse retirar do lixo que costuma revirar em busca de sucatas para vender. ?É difícil, mas colocar na rua [os cães] eu não coloco, porque vão passar fome. Às vezes, até choro de ver os animais sofrendo?.
O drama da idosa foi descoberto no sábado (7) pela advogada Vanessa Figueiredo Gonçalves Mônaco, 34 anos, presidente da ONG Amiguinho Barretense. ?Fui até lá porque o dono de uma casa de rações disse que havia uma pessoa que estava precisando de ajuda para criar os cães, mas percebi que é a dona Miriam que precisa de assistência?.
Vanessa disse acreditar que a aposentada sofre de problemas psiquiátricos. ?Ela acha essa situação normal?, comentou a advogada, que afirmou que desde o início da semana procura ajuda da Prefeitura para amparar a idosa. ?Os assistentes sociais só vieram aqui hoje, depois que foram procurados pela imprensa?.
Outro lado
Anderson Brito, coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Barretos, disse que o município enviou assistentes sociais à casa de Miriam e que providências, que não foram detalhadas, serão tomadas. ?Como é um caso delicado, precisa ser avaliado e precisa de um laudo médico. Os técnicos estão trabalhando nesse caso?, disse. ?Brevemente estaremos fazendo essa ação para garantir que a dona Miriam tenha o seu bem-estar garantido?.
Ajuda
Vanessa, da ONG Amiguinho Barretense, disse que cama e fogão novos foram doados para substituir os móveis degradados pela sujeira na casa de Miriam. Voluntários também começarão a construir no sábado (14) um canil no terreno para acomodar os bichos que, por enquanto, permanecerão no local.
?Recebemos material de construção e vamos trabalhar para melhorar as condições da dona Miriam, vamos tratar dos cães lá mesmo. Seria uma agressão tirar ela de lá agora?.
A advogada também disse que interessados em informações para futuras adoções dos animais podem acompanhar o blog na internet da Associação Amiguinho Barretense:
http://adocaoanimaisbarretos.blogspot.com.br/.