SEÇÕES

Após uma semana do tornado, moradores mostram casas destelhadas e postes caídos; vídeo!

Conforme a Defesa Civil, o fenômeno deixou 750 feridos e seis mortos — cinco na cidade e um em Guarapuava.

Após tornado, 70% dos imóveis de Rio Bonito do Iguaçu já receberam cobertura | Foto: Ricardo Ribeiro/AEN
Siga-nos no

Imagens feitas por moradores mostram a devastação deixada em Rio Bonito do Iguaçu (PR) após a passagem de um tornado na tarde de 7 de novembro. Conforme a Defesa Civil, o fenômeno deixou 750 feridos e seis mortos — cinco na cidade e um em Guarapuava.

As cenas registradas exibem casas destelhadas, imóveis destruídos e postes de energia derrubados, evidenciando a força intensa do tornado e a ampla destruição causada na região.

Tornados Devastam Municípios do Paraná

Entre o fim da tarde e o início da noite de 7 de novembro, ventos que chegaram a 330 km/h atingiram Rio Bonito do Iguaçu, danificando quase 1,5 mil casas. Ao todo, mais de 11 mil pessoas foram afetadas e cerca de 1,1 mil ficaram desabrigadas ou desalojadas.

Imagem: Reprodução/Vídeo

Mortes e Destruição em Três Cidades

A tempestade provocou a morte de seis pessoas em Rio Bonito do Iguaçu e de uma em Guarapuava, que também foi atingida por um tornado. Em Turvo, um terceiro tornado foi registrado. Segundo o Simepar, os fenômenos ocorreram com diferença de poucos minutos.

Número de Feridos e Situação Hospitalar

No total, 835 pessoas ficaram feridas no estado e precisaram de atendimento médico. Mais de uma semana após os eventos, 15 pessoas ainda permaneciam internadas, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Tornado Histórico Levanta Debate Ambiental

O desastre, considerado um dos mais devastadores da história do Paraná, reacendeu discussões sobre o fato de o estado ser o segundo maior corredor de tornados do mundo e sobre como a ação humana na natureza pode aumentar a vulnerabilidade a tragédias ambientais.

Após tornado, 70% dos imóveis de Rio Bonito do Iguaçu já receberam cobertura - Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

Força-Tarefa Trabalha na Reconstrução da Cidade

Desde o tornado, uma ampla força-tarefa formada por governo e voluntários atua na reconstrução da cidade, que tenta, aos poucos, retomar a normalidade. Cerca de 50 presos, realocados pelo Governo do Paraná, também participam dos trabalhos, sempre sob supervisão policial, em diferentes áreas do município.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também