A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Semar) irá reabrir nesta quinta-feira (11), às 8h, o Parque Zoobotânico. O local passou por diversas obras que visam garantir melhorias na acessibilidade dos visitantes à fauna e flora. A reabertura do espaço será feita durante uma caminhada inaugural pelos novos percursos.
A obra foi executada com recursos de compensação ambiental da empresa Queiroz Galvão, com aplicação direta feita pelos empreendedores e empresa terceirizada, contratada pelos mesmos, com a anuência da Semar.
A caminhada deve contar com a presença do governador Zé Filho, além do secretário estadual de Meio Ambiente, Mário Ângelo, autoridades, alunos da rede pública e representantes da Queiroz Galvão.
A reforma garantiu a construção de 4 mil metros de calçada lineares para prática de caminhada, que envolve a área externa do parque e calçadas que interligam a portaria ao interior do Zoobotânico. O setor de répteis foi totalmente refeito e passa a abrigar o serpentário que está adequado às recomendações para uma obra desta natureza. E uma das novidades que o parque apresenta é a Trilha do Macaco da Noite, que até então não tinha como ser visto pelos visitantes.
As obras compreendem:
Pavimentação em blocos inter travados de concreto em 11.835 m² em calçadas da frente e de passeio;
Reforma do Ambulatório (cerca de 300 m²), havendo demolições e novas instalações;
Reforma da Administração (cerca de 250 m²), havendo demolições e novas instalações;
Reforma do Recinto da Tigresa, havendo demolições e novas instalações;
Reforma do Recinto do Urso, havendo demolições e novas instalações;
Reforma dos Recintos dos Leões e Onça Pintada, havendo demolições e novas instalações;
Reforma do Serpentário, havendo demolições e novas instalações;
Reforma do recinto do hipopótamo, havendo demolições e novas instalações.