O estado de saúde do menino Brenno Fernandes Girdziauckas, de 4 anos, que caiu do 10º andar do prédio onde mora com a família, no Centro de Ribeirão Preto (SP), é considerado estável. A informação foi confirmada pelo pai da criança, Carlos Daniel Fernandes, na manhã deste domingo (28), que destacou a necessidade de cuidados contínuos.
Segundo ele, Brenno passou por uma cirurgia na noite de sábado (27) e permanece internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital das Clínicas. Até o momento, não houve nenhuma intercorrência após o procedimento.
O acidente ocorreu por volta das 15h30 de sábado. Brenno, que é autista não verbal, teve acesso à janela do banheiro do apartamento da família e acabou caindo, sofrendo fratura bilateral do fêmur.
Queda e atendimento médico
Logo após a queda, o menino foi resgatado consciente e encaminhado para a Unidade de Emergência do HC. A família mora a apenas um quarteirão do hospital, o que possibilitou um atendimento rápido por parte das equipes de socorro.
De acordo com a polícia, a criança pode ter tido a queda parcialmente amortecida após se chocar contra uma janela de vidro e um corrimão antes de atingir o solo, o que pode ter sido determinante para a sobrevivência.
À polícia, a mãe relatou que estava com o marido próximo ao quarto quando ouviu um barulho. Ao ir até o banheiro, acreditando que o filho estivesse lá, percebeu que o cômodo estava vazio.
Relato da família e investigação
Ao notar a ausência do menino, a mãe associou imediatamente que ele poderia ter caído pela janela do banheiro, que não possuía grade de proteção. Ela então correu até o térreo do edifício, onde encontrou a criança caída na área comum.
A mãe acredita que Brenno tenha conseguido acessar a janela ao subir na pia do banheiro. No momento do resgate, ele estava consciente, mas apresentava graves lesões nas pernas e em outras partes do corpo.
Após o acidente, a família chegou a solicitar doações de sangue para a criança. Segundo o pai, o Hemocentro recebeu 95 novas bolsas, e Brenno já não necessita mais de transfusões.