O piloto Igor Alves, de 28 anos, foi encontrado com vida no sábado (5), após passar cinco dias desaparecido na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Ele havia sumido durante um voo, e o avião foi posteriormente encontrado destruído na floresta. A esposa de Igor informou que ele foi localizado por garimpeiros, e a notícia foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, Igor aparece em uma canoa acompanhado por cinco homens, enquanto come biscoito. "O rapaz está bem, tá com vida", afirma um dos presentes, enquanto filma o piloto. Visivelmente emocionado, Igor diz: "Ei, valeu, rapaziada. Meu Deus do céu...".
A Força Aérea Brasileira (FAB) chegou a realizar buscas na região, mas as operações foram temporariamente suspensas após não encontrarem "indícios ou vestígios do piloto" no local onde o avião foi avistado.
A aeronave foi identificada como pertencente a garimpeiros ilegais, sendo utilizada para o transporte de equipamentos e minérios na Terra Indígena Yanomami. Em janeiro deste ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Força Nacional, desativou três aeronaves no território, incluindo uma utilizada para o garimpo ilegal.
"Ele está bem. Ainda não temos muitas informações", resumiu a esposa. Aliviada por saber que o marido foi encontrado, ela completou: "Agora estou bem. Estava dormindo a base de remédios. Hoje consigo dormir em paz. Graças a Deus".
Ainda não sabe em que região e em quais circunstancias Igor foi encontrado. Os Bombeiros prepararam uma operação de buscas pelo piloto quando "recebeu a informação de que ele já havia sido encontrado com vida."
"De acordo com as informações repassadas pelos familiares, o piloto foi localizado, provavelmente por populares, próximo ao rio e já estava se deslocando para casa. Sendo assim, não houve necessidade do emprego da equipe do CBMRR nas buscas", informou a corporação.