A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPEPI) divulgou balanço positivo dos atendimentos realizados por meio do aplicativo e-Defensor, disponibilizado oficialmente para a população para o acompanhamento de demandas cíveis desde o dia 14 de junho.
Atualmente 252 pessoas já fazem uso da ferramenta que possibilita que os assistidos pela Instituição acompanhem o andamento dos seus processos, permitindo ainda mais agilidade na prestação de serviços à população.
O e-Defensor foi desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado de Roraima que o cedeu à Defensoria do Piauí, a partir de solicitação do defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis.
A funcionalidade, disponível para ser baixada no Google Play, possibilita que os assistidos que já possuem processo em andamento na Defensoria possam acompanhar o andamento. Para os assistidos que estão buscando o suporte da Instituição pela primeira vez, a recomendação é que procurem os contatos telefônicos, de whatsApp e e-mail, disponibilizados no site www.defensoria.pi.def.br e nas redes sociais, para que possa ser feito o cadastro e iniciado o atendimento.
AGENDAMENTO DE HORÁRIOS
Além do acompanhamento de processos, por meio do e-Defensor os assistidos da DPE-PI também podem agendar horário para falar com defensores e defensoras, assim como enviar documentos e fotos necessários para instruir seus respectivos processos.
O analista de Tecnologia da Informação, Guilherme Cássio Oliveira Holanda, um dos responsáveis pela adaptação da ferramenta na Defensoria Pública do Estado do Piauí, destaca a implementação do e-Defensor. “Desde o lançamento, temos 252 assistidos ativos utilizando o e-Defensor. O aplicativo fornece agilidade no atendimento prestado à população que, por meio dele, pode acompanhar e interagir diretamente com o seu defensor, tirando dúvidas através do chat e-Defensor e/ou agendando seu retorno à sua Defensoria de atendimento”, diz.
O diretor administrativo da Defensoria Pública, defensor público Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, também ressalta os avanços com a utilização do aplicativo. “Sem dúvidas a implementação do e-Defensor foi mais um ganho, no sentido de facilitar a comunicação com o nosso público assistido”, afirma.
MAIS FACILIDADE
O defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, destaca a satisfação com os resultados alcançados até o momento. “Quando buscamos a implementação do aplicativo e-Defensor na Defensoria Pública do Piauí, nossa ideia era exatamente proporcionar um canal que facilitasse ainda mais o contato dos nossos assistidos com a Instituição, dando maior agilidade aos atendimentos e acompanhamento dos processos”, diz.
Erivaldo Marque destaca que a Defensoria tem a intenção de expandir cada vez mais o e-defensor para que os demais setores da Defensoria possam também fazer uso e para que, cada vez mais, a população que necessita dos nossos serviços possa ser beneficiada. Efetivamente demos um importante passo com a adoção dessa ferramenta e é assim que queremos trabalhar, oportunizando cada vez mais melhores serviços para os nossos assistidos”, afirma.
Dúvidas sobre o e-Defensor? Confira aqui as respostas:
Para quem se destina o e-Defensor?
- O e-Defensor se destina aos assistidos que já possuem atendimento na Defensoria. Com o e-Defensor os assistidos podem acompanhar o histórico dos seus atendimentos e solicitar um novo agendamento, seja presencial ou remoto.
Futuramente, o e-Defensor também dará suporte para os casos de primeiro atendimento?
- Sim. Em futuras atualizações o e-Defensor também passará a efetuar novos atendimentos, atendendo os assistidos que não possuem processo em andamento na Defensoria.
Como funciona o envio de documentos através do e-Defensor?
- A opção de envio de documentos somente é habilitada quando o atendente e/ou defensor solicita um documento pendente através do CHAT.