Apesar de vazamento, Enem não será cancelado, diz MEC

Ministério divulgou uma nota na tarde desta quinta-feira (01)

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta quinta-feira (01), o Ministério da Educação (MEC) confirmou, por meio de nota, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 não será cancelado, mesmo com a conclusão da Polícia Federal de que houve vazamento da prova realizada nos dias 8 e 9 de novembro.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as operações que constataram a fraude, conduzidas pela PF, foram realizadas em conjunto com o Ministério e ainda estão sendo concluídas, em sigilo, diferentemente do que foi divulgado pelo Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE).

“Os casos de tentativa de fraude identificados estão sob investigação e delimitarão a responsabilidade dos envolvidos. Não há indicio de vazamento de gabarito oficial. Como é de conhecimento público, a Polícia Federal já efetuou prisões de envolvidos na tentativa de fraude e o Inep já os excluiu do Exame”, diz a nota.

O MEC também condenou a ação do procurador Oscar Costa Filho, do MPF-CE: “Ao mesmo tempo, o INEP estranha o fato de que este procurador venha a público, mais uma vez, às vésperas da aplicação de provas do ENEM, marcadas para os dias 3 e 4 de dezembro, gerar fatos que provocam tumulto e insegurança para milhares de estudantes inscritos”.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES