Apenas 58% dos mototaxistas renovaram o alvará

As exigências da Strans, na opinião dos mototaxistas, são empecilhos para que eles continuem trabalhando, de maneira legal.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Até o momento, apenas 58% dos mototaxistas cadastrados em Teresina renovaram o alvará que permite o trabalho legal. O documento é emitido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e o prazo para renovação termina nesta sexta-feira, 06 de setembro. São 2.315 mototaxistas cadastrados junto à      Strans.

As exigências da Strans, na opinião dos mototaxistas, são empecilhos para que eles continuem trabalhando, de maneira legal. O mototaxista Flávio reclama que as taxas cobradas pela Strans são de valores altos e que só podem ser pagas à vista, o que deixa a classe trabalhadora sem condições de arcar com tantas despesas.

"Tem que ser pago tudo à vista, não facilita em nada, e o pior é que não dá retorno. Cobra do profissional que tem alvará e os caras que querem rodar, do jeito que quiserem, rodam, sem dar garantia nenhuma para o passageiro e tirando o pão da boca dos profissionais. A verdade é essa", lamenta Flávio.

A gerente de Licenciamento da Strans, Cíntia Machado, explica que, na hora de renovar, são realizadas a vistoria da moto, a verificação de freios, das luzes, pedais e documentação. E caso tenha algum problema mecânico, eles precisam ser consertados. Segundo ela, a procura da categoria para renovação de alvarás é bem inferior ao esperado, apesar do processo estar menos burocrático este ano.

"Este ano, a gente está fazendo um processo simplificado, porque existe agora o ano de renovação, que são vários documentos solicitados, e o ano de vistoria", diz Cíntia Machado.

Ela explica que no processo de vistoria só precisa da CNH - Carteira Nacional de Habilitação, do documento do veículo, atualizado, do curso de mototaxista e da certidão negativa do município. 

"É um processo mais simples, mas, mesmo assim, às vezes eles apresentam alguma dificuldade. A gente pede que se o profissional tiver algum problema em conseguir esses documentos, procure a Strans, que a gente esclarece, ajuda e orienta em algum problema que possa existir", finaliza.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES