Uma linha de transmissão que leva energia do Norte para outras regiões do país falhou, ocasionando uma queda no fornecimento de eletricidade na sexta-feira (28).
De acordo com fontes do governo, a falha foi registrada na linha de transmissão Xingu-Estreito, entre o Pará e São Paulo. Essa linha de transmissão é administrada pela Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), que não tem relação com a usina de Belo Monte. A empresa não se manifestou.
Essa situação desligou o fornecimento de energia para localidades ao menos no Centro-Oeste e no Sudeste. O número de estados e as regiões afetados pelo apagão não foi informado.
O blecaute durou cerca de meia hora e a situação já teria sido normalizada. Cerca de 4 gigawatts de potência do sistema foram desligados no momento em que cerca de 70 GW estavam em operação.
Governo acionará termelétricas
O governo informou nesta sexta-feira (28) que o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que permite fazer leilões para contratar energia como forma de reserva no sistema. Como o jornal O GLOBO informou, o governo está estruturando um leilão extra a ser realizado ainda neste ano para a contratação de termelétricas que hoje não fazem parte do sistema de fornecimento de energia do país.
O objetivo é garantir o suprimento de eletricidade e afastar qualquer risco de racionamento no segundo semestre. O decreto desta sexta permite a realização do leilão, que depende ainda de outros atos do governo.
Nota da Secretaria-Geral da Presidência da República diz que o objetivo do decreto é permitir que eventuais oscilações na demanda em razão de algum aumento no consumo ou em razão de flutuações na oferta devido à redução da geração em outras usinas sejam supridas sem que haja interrupção na prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica.
*As informações são do O Globo.