SEÇÕES

Anvisa suspende venda de leite condensado e suplementos por irregularidades graves; saiba quais

Produtos apresentaram contaminação bacteriana, falta de comprovação científica e origem desconhecida, segundo a Anvisa.

Sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o leite condensado da marca La Vaquita e outros dois suplementos alimentares sejam retirados do mercado. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (2).

O órgão detectou irregularidades graves nos produtos como falta de comprovação científica e origem desconhecida.

O QUE ACONTECEU?

O leite semidesnatado da marca La Vaquita apresentou em um dos lotes um nível alto da bactéria Staphylococcus aureus, microrganismo associado a quadros de intoxicação alimentar.

A Anvisa relacionou o produto à empresa Apti Alimentos. A companhia rebateu e disse não ter relação com a marca La Vaquita. Em nota, afirmou que o leite condensado não integra seu portfólio e que houve associação indevida por parte do órgão regulador.

SUPLEMENTOS SUSPENSOS

Além do leite condensado, os os suplementos Glicojax e Durasil foram suspensos por serem comercializados sem identificação clara de fabricante. 

A agência apontou que a venda do Glicojax estava utilizando de uma propaganda irregular. Já que o produto prometia melhora da saúde cardiovascular e auxílio no tratamento da diabetes, alegações que, segundo o órgão, não têm respaldo científico.

Já o Durasil, vendido na forma de gotas, era vendido com a promessa de aliviar dores e melhorar a função erétil. No entanto, o produto não apresenta informações sobre sua origem, o que inviabiliza qualquer avaliação de segurança ou eficácia.

Apesar da decisão da Anvisa, o suplemento continua sendo vendido em plataformas como Shopee e Mercado Livre.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também