A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reduziu a validade da vacina contra a nova gripe do laboratório GlaxoSmithKline Brasil de 18 para 6 meses, após decisão semelhante da Agência de Saúde do Canadá (Health Canada). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17) por Dirceu Barbano, um dos diretores da Anvisa.
De acordo com ele, todas as vacinas, aplicadas ou não, que o ministério recebeu da fabricante ? cerca de 30 milhões ? estão dentro do novo prazo de validade. Outras 10 milhões de doses que o Brasil ainda vai receber também estarão no prazo. Barbano disse que a alteração não tem nenhuma relação com a qualidade da vacina.
?Essa alteração não tem nenhuma relação com a qualidade, eficácia ou segurança. [A questão é] A estabilidade e tempo o qual a vacina permanece estável depois de produzida?, disse.
Os resultados dos testes feitos pela agência canadense mostram que, no entanto, após os seis meses, as doses da GlaxoSmithKline são menos potentes. Segundo a nota de esclarecimento distribuída pela Anvisa, uma vacina vencida ?pode reduzir em até 50% a capacidade do organismo de produzir anticorpos e gerar imunidade contra o vírus da gripe H1N1.?
Barbano afirmou que países estão fazendo testes de estabilidade em doses de outros fabricantes locais para verificar se é necessário mudar mais datas de validade.