Anvisa aprova tratamento que ajudará no combate a obesidade

Já aprovado em países como Estados Unidos e Canadá, a caneta faz uso de um hormônio que sinaliza ao cérebro a sensação de saciedade

Avalie a matéria:
Caneta ajudará no tratamento da obesidade | Foto: Myskin/Adobe Stock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a primeira medicação injetável de aplicação semanal. Ela irá ajudar no tratamento da obesidade do País. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 2. O tratamento com a caneta de semaglutida (2,4 mg) já possui o aval em países como Estados Unidos e Canadá. No entanto só pode ser feito com supervisão médica.

O uso da semaglutida já é aprovada para tratar o diabete tipo 2 no País.E no caso de dosagem menor - pode fazer com que pacientes percam, em média, 15% do peso corporal em pouco mais de um ano. 

A caneta poderá auxiliar no tratamento da obesidade - Foto: Myskin/Adobe Stock

Saciedade

Vale lembrar que a substância consiste em um hormônio que sinaliza ao cérebro a sensação de saciedade. A aplicação subcutânea ocorre uma vez por semana e já é testada por pesquisas científicas.

Como mostrou o Estadão há um ano, o método, desenvolvido para tratamento do diabete, se revelou como um importante aliado no combate à obesidade. Um dos principais estudos que indicam como a caneta pode ser útil para pacientes com obesidade, segundo especialistas, foi publicado em março de 2020 na revista científica The New England Journal of Medicine.

"É a medicação que chega com estudos demonstrando a maior potência em termos de redução percentual do peso", afirma o médico endocrinologista Paulo Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES