Um antigo presídio foi implodido nesta terça-feira (3), em Vila Velha (ES). Segundo o governo do Espírito Santo, em menos de três segundos, o prédio que abrigava a Casa de Passagem, localizada no Complexo Penitenciário de Vila Velha, deu lugar a uma grande nuvem de poeira. O prédio tinha 1.360 metros quadrados, distribuídos em quatro pavimentos.
Antes da implosão, os três primeiros pavimentos foram cobertos por uma tela, para evitar o arremesso de detritos. Foram colocados 50 quilos de explosivos, em 250 furos nas colunas de sustentação. A administração estadual informa que o investimento para a implosão e a retirada dos entulhos será de R$ 460.700. O trabalho de limpeza do terreno vai durar cerca de 20 dias
O governo informa que a Casa de Passagem de Vila Velha tinha 35 celas e capacidade para abrigar 270 detentos. Ela começou a funcionar em 1999 e, por apresentar estrutura frágil, foi totalmente desativada em março de 2008. Atualmente, ainda funcionam no Complexo de Vila Velha duas unidades prisionais: a Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv) e o Instituto de Readaptação Social (IRS). Durante a implosão, detentos do Cascuvv permaneceram nos fundos da unidade. O estado diz que pretende desativar o complexo.