Ano letivo da rede estadual começa dia 18 deste mês

Superintendente destacou também os projetos da SEDUC para 2019.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O ano letivo da rede de ensino público estadual começará no dia 18 de fevereiro. O Superintendente da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Carlos Alberto, apresentou as diretrizes de 2019 para o ensino nas escolas públicas, que será focado no melhoramento da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e os projetos que a secretaria desenvolverá este ano em entrevista para o jornalista Dânio Sousa, no programa Diálogo Franco, da Rádio Jornal Meio Norte (90,3)

No final deste ano será realizada prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que vai ser um dos fatores de medida da qualidade da educação com conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. "Nas nossas diretrizes de 2019, nós focaremos nos conteúdos que caem na SAEB, e reforçaremos nos outros indicadores que geram a nota do IDEB, que vai medir a qualidade de ensino do país e do Piauí" explicou o superintendente da SEDUC.  

Projetos da SEDUC para 2019

Dentre os projetos da SEDUC para este ano está a ampliação do Ensino para Jovens e Adultos (EJA) e a ampliação do Certific-PI, programa de formação técnica profissional.

"O Piauí teve aumento de 36% nas matrículas do EJA em 2018 com relação a 2017, o aumento nacional foi só de 15%. A alfabetização abre a possibilidade de pessoas de se tornarem cidadãos mais competentes. Estamos convocando as pessoas para que nos procurem e se alfabetizem", disse Carlos Alberto.

Sobre o Certific-PI, programa que oferece a oportunidade de formação técnica para estudantes e profissionais sem formação, o superintendente da SEDUC falou da importância do certificado técnico para o mercado de trabalho. A SEDUC planeja criar um site que catalogue os profissionais técnicos. "Profissionais como pedreiros, eletricistas, pintores, técnicos administrativos poderão ser facilmente achados no site por pessoas que procurem por seus serviços. Nós também queremos que profissionais que já atuam no mercado de trabalho e não têm a certificação nos procurem para fazerem os cursos e complementarem seus conhecimentos", destacou.

Outras propostas para 2019 são otimizar a máquina, qualificar prefeituras para alfabetização mais cedo, e o projeto de intercâmbio para estudantes do estado.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES