Consumidores foram atraídos pela propaganda das concessionárias, que anunciaram aumento de preço após o fim dos estoques de carros fabricados em 2013. O resultado foi um novo recorde de vendas para o mês de janeiro.
O primeiro mês do ano fechou com 299.725 unidades vendidas, 1% a mais do que em janeiro do ano passado. As vendas diárias foram de 13.624.
A maior parte dos carros vendidos foi fabricada no ano passado e por isso tinha um IPI menor, e como consequência, o preço final também ficou mais baixo. Daí o interesse do consumidor. Com o fim do estoque com IPI menor fica a dúvida sobre o desempenho das vendas agora no mês de fevereiro.
A Fiat começou o ano indicando que pode ser mais uma vez a marca mais vendida este ano. Ficou com 21% do mercado em janeiro, cerca de três pontos percentuais a mais do que as suas principais concorrentes: a Volkswagen, segunda colocada, ficou com 18,4% e a GM, terceira com 18,0%.
Ford (9,8%), Renault (7,2%) e Hyundai (6,1%) vêm a seguir na quarta, quinta e sexta colocações. Toyota (4,3%), Honda (3,6%), Nissan (2,1%) e Citroën (2,1%) completam a lista das dez marcas mais vendidas em janeiro.