SEÇÕES

Aneel aprova bônus para contas de luz em agosto; crédito será automático

O valor, segundo a entidade, será aplicado em descontos na conta de luz de agosto. A medida é uma forma de devolver aos brasileiros os recursos excedentes das operações.

Aneel aprova bônus para contas de luz em agosto; crédito será automático | Foto: Equatorial
Siga-nos no

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na terça-feira (15), o repasse de R$ 883 milhões para o bônus de comercialização da parte brasileira da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional deste ano. O valor, segundo a entidade, será aplicado em descontos na conta de luz de agosto.

O chamado “bônus de Itaipu” é um valor distribuído aos consumidores anualmente após apuração do saldo registrado na conta de comercialização da energia da usina – compartilhada com o Paraguai – no ano anterior. A medida é uma forma de devolver aos brasileiros os recursos excedentes das operações.

COMO FUNCIONA?

Na prática, os consumidores residenciais e rurais que, ao longo de 2024, mantiveram consumo inferior a 350 quilowatts-hora (kWh) por mês em pelo menos alguns meses do ano receberão um crédito na fatura emitida entre os dias 1º e 31 de agosto. A compensação será automática e proporcional ao consumo.

ALÍVIO NO BOLSO

A aprovação do bônus deve promover um alívio ao bolso dos consumidores. Isso porque a bandeira tarifária vermelha, que adiciona custo de R$ 4,56 a cada 100 kWh consumidos, está vigente desde junho, deixando as tarifas mais altas. A medida é tomada devido ao uso intensificado de usinas termelétricas, que entram em operação quando os níveis dos reservatórios das hidrelétricas estão baixos.

(Com informações do SBT News)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também