A pesquisadora norte-americana Karen Uhlenbeck, de 76 anos, será a primeira mulher a receber o prêmio Abel de Matemática desde que ele foi instituido. A informação foi divulgada pela academia Norueguesa de Ciências e Lestras. Karen estuda equações derivadas parciais. O trabalho dela também estabelece as bases para modelos geométricos contemporâneos em matemática e física.
Referência também na luta pela igualdade de gênero nas ciências e matemática, Karen Uhlenbeck é co-fundadora do programa Women and Mathematics do Instituto (WAM), criado em 1993 para recrutar e capacitar mulheres para liderar em pesquisa matemática em todas as fases de suas carreiras acadêmicas.
Atualmente, Karen Uhlenbeck é pesquisadora visitante em pesquisas na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, membro associado no Instituto de Estudos Avançados (IAS). A norte-americana também é uma das fundadoras do Instituto de Matemática Park City (PCMI) que tem o objetivo de ajudar na formação de jovens pesquisadores e na promoção da compreensão mútua dos interesses e desafios da matemática.
O Prêmio Abel reconhece contribuições para o campo da matemática. A escolha do vitorioso é baseada em recomendações do Comitê Abel, composto por cinco matemáticos reconhecidos internacionalmente.