Alunos da rede pública retornam às aulas

A tentativa de tornar as aulas mais atrativas para alunos é essencial para que eles deixem a preguiça de lado e voltem a focar na aprendizagem

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Mais de 90 mil alunos da rede pública de educação de Teresina retornaram às aulas na segunda-feira (5). Os primeiros dias de retorno às atividades escolares se transformam em momentos para tentar recuperar atenção, principalmente de crianças que estão no período de aprendizagem da leitura.

Crédito: José Alves Filho

O Colégio Bezerra de Menezes, localizado na zona Norte de Teresina, representa a realidade de muitos ambientes escolares. A tentativa de tornar as aulas mais atrativas para alunos é essencial para que eles deixem a preguiça de lado e voltem a focar na aprendizagem. 

Uma das alternativas utilizadas por professores é adoção de atividades e brincadeiras educativas em sala de aula. A diretora da escola que comporta quase 300 alunos, Yasmine Rodrigues dos Santos, procura aconselhar os professores. “Os professores têm que continuar com a motivação, com a dinamicidade, para que as crianças retornem de maneira agradável e acolhedora. A dificuldade nessa questão é adaptação, mas a gente tenta fazer com que essas crianças se sintam bem”, avalia.

Na escola, cada professor ficou responsável por apresentar brincadeiras divertidas e que estimulem a criatividade dos alunos. Atividades dinâmicas com muita música e agitação fizeram parte do primeiro dia do colégio Bezerra de Menezes. 

Karen Carvalho, professora do 1° ano do Ensino Fundamental, levou o som para a sala de aula e conversou  com os alunos sobre as férias. “Eu tento levar autoestima e força de vontade para que eles não desistam do que querem alcançar, apesar deles estarem no primeiro ano, sempre estamos tentando levantar isso. O problema que encontra na questão da leitura, do ritmo, devido a pausa no período das férias. no retorno, a gente sente dificuldade. Por isso estimulamos sempre com roda da leitura, cantinho da leitura e cinema da leitura”, explicou.

CRÉDITO: José Alves Filho

A aluna Haila Talita, de 6 anos, divertiu-se com as brincadeiras da professora.

“Hoje foi muito bom. Fico com um pouco de preguiça, mas a professora coloca a gente pra dançar e acabo gostando”.  

Na aula de gêneros textuais do 5° ano, ministrada pela professora Cenilde Macedo, as lendas teresinenses despertaram a animação em sala.

"Trazer as crianças para sala de aula é um desafio. Fazer da sala de aula uma coisa motivadora que realmente desperta atenção, curiosidade, o desejo de ficar em sala de aula, é um desafio para todos nós professores", completa. (A.S.)

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES