Claudia Rodrigues da Silveira, estudante de matemática, de Ribeirão Preto (SP), se prepara para dar um dos passos mais importantes da sua vida acadêmica. Ela foi uma das 12 pessoas no mundo selecionadas para uma bolsa de estudos de doutorado na University of Central Florida, em Orlando, uma das mais renomadas universidades dos EUA.
De origem humilde, Claudia sempre estudou em escola pública e conta que chegou a ser desacreditada por muita gente até chegar onde está hoje. Claudia teve nos pais os maiores incentivadores. Eles mesmos não puderam estudar muito, mas não faltou estímulo para que a filha pudesse seguir os sonhos.
Trajetória
Claudia estudou em escola pública durante a vida inteira. Em certos, momentos, ela conta, chegou a ouvir que não deveria se dedicar tanto, pois não chegaria longe.
"Por vir de ensino básico público, já ouvi muita gente falando que eu sou pobre e não tem porque estudar, não vai mudar nada".
De lá para cá, Claudia vem conquistando uma vitória atrás da outra. O diploma da universidade a levou a um mestrado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro (RJ), uma das instituições referência no mundo.
Família sem recursos para passagens
Empregada doméstica, Odésia está atualmente sem trabalho porque tem se dedicado a cuidar do marido, João Marinho da Silveira, diagnosticado com mal de Alzheimer.
Mesmo preocupada, não esconde a felicidade de ver a filha conquistando seu espaço e realizando seus sonhos. "A felicidade dos filhos é a nossa felicidade também".