Algumas ações podem aumentar chances de candidatos

Resultado foi divulgado na última sexta-feira

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Por João Marcelo Ferry

Após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na última sexta-feira (18), se aproxima o momento dos alunos disputarem as vagas para os cursos que eles escolheram. Inicia nesta terça-feira(22), a seleção dos candidatos para vagas nos cursos de ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), e nesse momento, muitos alunos acreditam que apenas cadastrar as notas pode garantir uma vaga no ensino superior, eles não estão errados, mas existe uma série de fatores e ações que podem facilitar o ingresso no curso que o candidato escolher.

Hildalene Pinheiro, Coordenadora do Pré Enem Seduc, explica que existem algumas ações que os candidatos podem tomar que ajudam a conseguir uma vaga dentro das instituições de ensino superior federais e estaduais. “Após selecionar de fato a sua primeira opção de curso, precisam considerar a sua nota geral dentro do exame, e não somente notas isoladas como a redação. Em seguida, ele pode pesquisar a última média de corte do curso selecionado para a instituição que ele almeja, e também para outras instituições, assim ele pode verificar se sua pontuação permitirá que ele ingresse no curso, e ele poderá se candidatar a uma vaga na instituição que mais se adequaria a sua nota”, explica a coordenadora.

Ela destaca ainda que ter uma segunda opção bem definida pode evitar que a pessoa perca sua chance de conseguir uma vaga. “Alguns alunos ficam até o último minuto esperando às vezes até mesmo um milagre, caso a pessoa perceba que ela não conseguirá a aprovação para o curso desejado, uma segunda opção que também esteja dentro dos seus planos pode ser melhor do que perder o ano e não conseguir ingressar na instituição de ensino. Da mesma forma, o candidato deve fazer uma pesquisa prévia para entender os locais onde ele tem mais chances de aprovação”.

Fora essa pesquisa pelas notas de corte, acompanhar o sistema sempre que possível, para saber qual a situação na lista de aprovação garante que o candidato não perca tempo ou chances.

Dicas para alunos que buscam vagas fora de casa

Para os candidatos que buscam vagas fora de sua cidade natal, o indicado é que a partir do momento que a aprovação para esses locais distantes for uma certeza, já começar um planejamento junto à família para impedir um impacto negativo na renda familiar. O economista Valmir Falcão fala que além do planejamento familiar, existem medidas que podem ser tomadas já no início da estadia que podem facilitar a vida do universitário.

“Além de um planejamento prévio de toda a família, o estudante pode procurar um local para ficar, se não dentro da instituição como a residência universitária, o mais próximo possível dela. Isso ajuda a reduzir os gastos com locomoção até a instituição, e até mesmo o material de pesquisa para o curso, já que perto da instituição a pessoa terá acesso mais fácil à biblioteca, por exemplo, não dependendo da aquisição de alguns livros por meio de dinheiro”, aponta o economista.

Valmir falcão aponta ainda que procurar dividir um apartamento com outros alunos facilita também a questão do orçamento. “Se puder dividir com outros alunos que também estão ingressando agora na instituição, é uma redução de custos com hospedagem. Caso seja com um aluno do mesmo curso, os benefícios podem ir além, já que o empréstimo de materiais também será possível entre os dois”.

O economista destaca ainda que alguns bancos disponibilizam linhas de crédito para estudantes, e que caso o estudante consiga uma, pode ajudar bastante. “Por fim, uma última dica é verificar a sua disponibilidade para conseguir um emprego que lhe dê uma renda. Caso o emprego não afete seus estudos, pode ser algo positivo já conseguir uma fonte de renda”.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES