De acordo com informações divulgadas pelo Boletim Hidrometeorológico da Sala de Situação da Secretaria de Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), os piauienses devem ficar em alerta para os baixos índices de umidade registrados no Estado neste sábado (16). De acordo com o levantamento, determinadas regiões podem chegar a níveis extremos, com apenas 20% de umidade.
Abaixo dos 20% já é considerado um estágio de alerta, sendo comparads a umidade de muitos desertos. A região com maiores índices de sequidão está situada no Sudoeste do Piauí, que abrange cidades como Floriano, São Raimundo Nonato e adjacências.
O período seco está relacionando a problemas respiratórios. A recomendação é priorizar a hidratação e uma alimentação balanceada, rica em frutas e verduras, que também são ricas em água. Ao sair no sol, não esquecer do protetor solar, pois os índices de raios UV também estão em alta. Pessoas com problemas respiratórios podem fazer uso de umidificadores de ar, ou deixar uma toalha molhada ou bacia d'água no quarto.
Situação de Teresina
Em Teresina, a previsão do tempo é de temperaturas máximas de até 32 graus. No caso da umidade, os Rios Parnaíba e Poti garantem uma umidade acima da registrada no Sudoeste piauiense, podendo chegar a mínimas de 29%. Ainda assim, a capital está na cota de alerta para os baixos índices de umidade.