As chuvas intensas que afetam o Norte e Nordeste do Brasil desde o início da semana devem continuar nesta terça-feira (26). O Inmet emitiu um alerta laranja para 10 estados devido ao risco de condições adversas, com previsão de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia de chuva, além de ventos fortes de 60 a 100 km/h.
ALERTAS
Os estados sob alerta incluem Alagoas, Sergipe, norte da Bahia, Tocantins, sul do Maranhão, Pernambuco, Piauí, sul do Pará, norte do Mato Grosso e extremo norte de Goiás. O Inmet também emitiu alerta amarelo, de menor intensidade, para esses estados e para Rio Grande do Sul, Amazonas, Acre, Rondônia, parte do Ceará, sul da Paraíba e Distrito Federal, com previsão de chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos de 40 a 60 km/h.
Nesta terça-feira (26), os temporais devem se intensificar no Nordeste, com agravamento das condições climáticas em vários estados. As chuvas começam a diminuir a partir de quarta-feira (27), mas o Climatempo alerta para fortes pancadas no interior do Brasil, especialmente entre Goiás e sul do Amazonas, com risco de temporais isolados, raios e ventos fortes.
CALOR NO CENTRO-SUL
Enquanto Norte e Nordeste enfrentam chuvas, o Centro-Sul terá calor intenso e céu limpo. No Sudeste, a semana será marcada por altas temperaturas e pouca chuva, especialmente no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O clima quente também predominará no Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, sul do Mato Grosso e Goiás, com baixa chance de chuva.
VENTOS E TEMPORAIS NO SUL
No Sul, uma frente fria no mar e ventos em diferentes níveis devem provocar chuvas no Rio Grande do Sul, com alerta amarelo para ventos costeiros no litoral. Há risco de temporais em Uruguaiana, Bagé e Pelotas, enquanto Porto Alegre terá sol pela manhã, calor durante o dia e chance de chuva à noite. Em Santa Catarina e Paraná, as chuvas serão isoladas, concentradas no litoral norte catarinense.