Esta sexta-feira será marcada por mau tempo em pelo menos 19 estados do Brasil. As chuvas intensas, antes concentradas no Centro-Oeste, agora se espalham para o Norte, Sudeste e Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 12 estados e o Distrito Federal estão sob alerta de "Perigo" devido a fortes precipitações e ventos de até 100 km/h nas próximas horas.
ORIENTAÇÕES
O Inmet orienta os moradores das áreas afetadas a evitar se abrigar sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, sempre que possível.
ALERTA DE PERIGO
As chuvas intensas devem atingir todas as regiões do país. O alerta de "perigo" inclui Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Amazonas, sul do Pará, Minas Gerais, partes de São Paulo, Paraná e Tocantins, além do Distrito Federal. Nessas áreas, são esperadas precipitações de 30 a 60 mm/h, ventos de até 100 km/h e riscos de cortes de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
ALERTA AMARELO
O alerta amarelo de "perigo potencial" abrange Santa Catarina, grande parte do Paraná e São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, além de áreas de Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amazonas, Roraima e Acre. Esse alerta prevê chuvas de até 50 mm/dia, ventos de até 60 km/h e possíveis riscos como queda de galhos, alagamentos, problemas na rede elétrica e descargas atmosféricas.