Após o incêndio que devastou o Museu Nacional no Rio de Janeiro, a Alemanha foi um dos países e organizações que se prontificaram ajudar na reconstrução do edifício na Quinta da Boa Vista.
Nesta quinta-feira (6), o Ministério alemão do Exterior informou que coordenará esforços nacionais para fornecer apoio à limpeza e recuperação do Museu Nacional no Rio de Janeiro, prometendo o envio imediato de uma verba emergencial no valor de até 1 milhão de euros (mais de R$ 4,8 milhões).
A secretária de Cultura do Ministério do Exterior alemão, Michelle Müntefering, se reunirá com autoridades do governo, estados e da sociedade civil para discutir a ajuda emergencial.
O Museu Nacional abrigava 20 milhões de peças e documentos. Um levantamento preliminar indica que a maior parte foi incinerada. Autoridades do museu afirmam que ainda não foi possível avaliar as dimensões das perdas do acervo do museu, uma vez que os bombeiros ainda trabalham no local.
"Bombeiros encontraram fragmentos de ossos numa sala onde o museu guardava diversos itens, incluindo crânios", disse a vice-diretora do museu Cristiana Serejo. "Ainda temos que coletá-los e leva-los ao laboratório para saber exatamente o que são."
Por enquanto, circulam na imprensa algumas hipóteses sobre o que teria iniciado as chamas, como a de um curto circuito ou a de que um balão teria caído sobre o edifício.