As enchentes e chuvas fortes que atingem cidades de Alagoas e de Pernambuco levaram as secretarias estaduais de educação a antecipar as férias de julho.
Em Alagoas, as férias serão antecipadas nas escolas avariadas e naquelas que servem de abrigo para vítimas das chuvas, segundo a secretaria de Estado da Educação e do Esporte.
Uma das cidades mais afetadas no estado é Branquinha, onde todos os prédios públicos estão no chão.
A secretaria prepara um levantamento dos estragos nos prédios das escolas. Há relatos de edifícios completamente destruídos e outros que sofreram pequenas avarias, de acordo com a secretaria.
Escolas que não foram atingidas pelas chuvas irão funcionar como ponto de coleta de doações para os desabrigados. As doações podem ser feitas a partir desta quarta-feira (23), segundo a secretaria.
Além das chuvas, algumas escolas foram atacadas por criminosos. É o caso da escola Francisco Leão, que fica no centro de Rio Largo. Segundo a secretaria de Educação, ventiladores, material de limpeza e de cozinha e merenda foram furtados.
A secretaria pedirá ajuda ao Ministério da Educação (MEC) para repor material didático perdido devido às chuvas.
Em Pernambuco, a secretaria de Educação autorizou a antecipação do início do recesso escolar nas cidades afetadas pelas fortes chuvas. De acordo com a secretaria, as escolas terão de repor as aulas.
A secretaria de Educação de Pernambuco ainda não tem um levantamento completo das escolas afetadas, mas afirmou que todas as escolas de Barreiros e de Palmares já começaram o recesso.