O Piauí continua em alerta laranja neste domingo (6), segundo o Instituto Nacional de Metrologia (INMET). De acordo com o órgão, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) neste fim de semana. Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A exemplo do que acontece todos os anos no período chuvoso, vários bairros de Teresina sofrem com pontos de alagamentos que causam transtornos e problemas para o teresinense. A Avenida Noé Mendes, na zona Leste de Teresina, costuma ficar alagada e prejudica o tráfego de veículos, ciclistas e pedestres no local.
A recomendação, em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
A meteorologista Sônia Feitosa revela que o mês de março já começa com previsão de fortes chuvas para o Piauí, mas segundo ela, serão abaixo da normalidade, sendo que exigem cuidados com os níveis dos rios.
A diminuição das chuvas, conforme expectativa, é de que aconteça somente na segunda quinzena do mês.
Sônia conta que o mês de março é conhecido por ser bem chuvoso no Piauí, em especial no Norte e Centro-Norte, quando a média é de 300 milímetros.
Para este fim de semana, segundo a meteorologia, as regiões Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste piauiense estão em alerta laranja, com previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros/h ou 50 e 100 milímetros/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h.
Vale ressaltar que as mesmas regiões em alerta laranja, além da região Norte do estado, estão também em alerta amarelo com previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros/h ou até 50 milímetros/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h.