O nível do rio Guaíba, em Porto Alegre, continua a subir devido às chuvas dos últimos dias. Em uma avaliação feita nesta quarta-feira (27) na régua do Cais Mauá, próxima ao centro da cidade, a medição registrou 3,17 metros, o que representa o nível mais alto desde a enchente histórica de 1941. A medição padrão para inundação nesse ponto é registrada em 3 metros.
A água invadiu partes da Orla do Guaíba, incluindo áreas destinadas a passeios e locais designados para a prática de atividades físicas. Além das chuvas, a região também enfrenta rajadas de vento devido à formação de um novo ciclone extratropical que está se deslocando ao longo da costa do Rio Grande do Sul.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um aviso, informando que o rio Guaíba deverá atingir o nível de inundação "nas próximas horas". O comunicado foi emitido por volta das 7h desta quarta-feira e tem validade por 24 horas. O Centro de Treinamento do Parque Gigante, do Internacional, sofreu inundações em uma parte do complexo, afetando os campos de treinamento da equipe.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) relatou que, até as 9 horas, foram identificados 10 locais em Porto Alegre com bloqueios totais devido ao acúmulo de água.
Locais bloqueados:
- Av. Nossa Sra. da Boa Viagem
- Av. Presidente Vargas
- Av. do Lami x R. Beco da Vitória
- R. dos Guenoas x R. Jacipuias
- Av. Guarujá x R. dos Guenoas
- Av. Guarujá X R. Oiampi
- Av. Guaíba X Av. Guarujá
- Av. Guaíba X R. Murá
- Av. Guaíba X R. dos Tapuias
- Av. Guaíba - Entre R. Leme e Av. Flamengo
Ciclone na costa do Rio Grande do Sul
Um novo ciclone extratropical se formou, nesta quarta-feira (27), na costa da região Sul do Brasil, desencadeando tempestades e agravando a instabilidade climática, principalmente no estado do Rio Grande do Sul. De acordo com informações da Climatempo, esse fenômeno se desenvolveu em águas oceânicas próximas à costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.