Os trabalhadores rurais da agricultura familiar de 74 municípios continuam a receber, em janeiro, a primeira das cinco parcelas do seguro safra referente à safra agrícola 2006/2007, no valor de R$ 110,00, informou Matias Ribeiro Cabral, coordenador do Programa Garantia Safra, órgão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).
Continuam a receber o seguro safra, em janeiro, as famílias de trabalhadores rurais que se cadastraram e aderiram ao programa de acordo com as normas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) direcionadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
Entre as normas do MDA para o cadastro, exige que a família de trabalhador rural possua de 0,6 a 10 hectares de área de plantio e que seja de até um e meio salário a renda familiar e que esteja localizada na região do Semi-árido ou área de transição.
"Podem receber o seguro safra os trabalhadores rurais da agricultura familiar que tiveram a sua safra agrícola comprometida a partir de 50% da safra de arroz, milho, algodão, mandioca ou feijão, em razão de anormalidade climática, como inundações e ausência de chuvas e que tenha aderido ao programa", ressalta o coordenador do Garantia Safra.
Vão receber o seguro safra 2006/2007, no Piauí, 34.210 trabalhadores rurais da agricultura familiar de 74 municípios. Continua o cadastramento dos agricultores para o ano agrícola 2007/2008. Pelo menos 128 municípios do Semi-árido e da área de transição já se cadastraram até dezembro de 2007, correspondendo a 48 mil famílias de trabalhadores rurais.
O trabalhador rural poderá obter mais informações sobre o cadastramento do seguro safra nos escritórios municipais do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), nas sede dos sindicatos rurais, na Secretaria de Desenvolvimento Rural e nas prefeituras municipais.