Dois adolescentes, que são irmãos, foram apreendidos por agentes da Guarda Municipal após terem sido flagrados vendendo drogas no Parque da Cidadania, no Centro de Teresina, por volta das 21h de domingo (02). Os dois estavam com uma trouxa de cocaína e uma quantia em dinheiro no valor de R$ 50.
“Nós estávamos no Parque da Cidadania quando flagramos esses dois elementos vendendo drogas, sendo que um deles tentou agredir o um dos nossos guardas municipais. A gente fez o procedimento, conduzimos os dois para Central de Flagrantes”, afirmou o comandante Sousa, da Guarda Municipal.
Segundo o comandante, os dois menores de 16 e 17 anos são irmãos e um deles agrediu o guarda para 'defender' o irmão. “Um estava traficando e o outro eu não sei o que estava querendo fazer, ele agrediu o guarda. Os dois são irmãos. O guarda ficou com o nariz sangrando. O menor tomou 'as dores' do irmão que estava sendo acusado por conta da droga”, acrescentou o comandante.
O guarda agredido, não identificado, falou sobre a agressão. “Um murro atingiu o meu nariz no momento da agressão. Nós conduzidos os dois adolescentes para Central”, contou.
O comandante ressalta a importância das ações de prevenção que já estão sendo desenvolvidas pelos guardas. "O trabalho da Guarda Municipal é respaldado por lei e nós estamos fazendo o procedimento correto. A gente pode, sim, conduzir alguém, fazer abordagem e realizar prisão”, enfatizou.
Atuação da Guarda Municipal
Oito guardas municipais se revezarão no horário das 8 ás 22 horas, nas praças da Bandeira, Fripisa e Rio Branco, garantindo assim a preservação do patrimônio público e contribuindo com a segurança da população que freqüenta esses espaços.
O prefeito Firmino Filho falou sobre a atuação inicial da Guarda na capital. “Iniciamos esse trabalho como um projeto piloto nos parques, como o Parque da Cidadania, Lagoas do Norte, Parentão e nos Centros de Esportes Unificados (CEUs), Norte e Sul. À medida que esse trabalho foi se consolidando, estamos ampliando para novas áreas. Os resultados alcançados até agora são positivos”, destacou.