Aeroportos brasileiros registram recorde de passageiros em 2013

Ao todo, 89 mi de pessoas usaram voos domésticos e 9,4 mi fizeram voos internacionais

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os aeroportos brasileiros nunca receberam tantos passageiros quanto em 2013, de acordo com levantamento feito pelo Ministério do Turismo. Foram cerca de 89 milhões de passageiros desembarcando de voos domésticos e 9,4 milhões descendo no País a partir de voos internacionais em 2013, os maiores números desde o início da medição.

Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, "a meta é avançar ainda mais este ano, afinal, teremos pela frente Copa do Mundo e Jogos Olímpicos e os aeroportos estão se preparando para o acréscimo na demanda".

Os embarques nacionais cresceram 4%; e os internacionais, 1%, em comparação a 2012. Os dados são da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Entre os desembarques nacionais, o acréscimo foi de 2,8 milhões de passageiros em voos regulares e 577 mil em voos não regulares. Entre os desembarques internacionais, os voos regulares, o acréscimo foi de 78 mil passageiros; em voos não regulares, cerca de 21 mil.

O aumento exponencial dos desembarques foi impulsionado, em parte, pelo crescimento do poder de compra da classe C, junto com uma maior facilidade de financiamento dos bilhetes aéreos e o aperfeiçoamento dos programas de milhagem.

De acordo com o Plano Nacional de Turismo 2013-2016, a meta é alçar o país à condição de terceira economia turística do mundo até 2022. Atualmente, o Brasil é a sexta maior economia do setor e movimentou, em 2012, cerca de R$ 250 bilhões.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES