O Aeroporto Internacional de Parnaíba, Prefeito Doutor João Silva Filho, após resolução da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), não conta mais com as atividades da guarnição do Corpo de Bombeiros, que antes realizava patrulhamento no local.
De acordo com a nova resolução publicada pela Agência Nacional de Aviação, a retirada ocorre devido ao fato de que o Aeroporto de Parnaíba opera com pouca movimentação, não tendo atingido marca de 200 mil passageiros por ano, exigida como critério para permanência dos Bombeiros.
Em nota, a Infraero informou que a desativação “não trará impacto nas operações do aeroporto”.
Segundo a estatal, há “um novo Plano de Emergência para o Aeroporto de Parnaíba, que prevê que o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBM-PI), com seu efetivo urbano de Parnaíba, fará o atendimento ao aeroporto em casos de emergências aeronáuticas".
O prefeito Mão Santa já foi notificado sobre a desativação e articula ações para evitar possivelmente cancelamento de voos.
O Aeroporto de Parnaíba não opera em horário comercial, tendo apenas um voo semanal nos sábados vindo da cidade de Campinas, em São Paulo. Após a resolução, o 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros atenderá apenas casos de emergência.