Com o objetivo de melhorar o abastecimento em quatro bairros da cidade de Água Branca, localizada a 102 quilômetros de Teresina, a Agespisa vai construir uma adutora de 600 metros de extensão, com tubulações de 75 mm. O valor do investimento é de R$ 60 mil, com recursos próprios.
A obra é necessária para interligar um poço com vazão de 10 mil litros por hora a um reservatório com capacidade para 300 mil litros de água. Quatro bairros serão beneficiados com o reforço no abastecimento: Tinguis, Santa Luzia, Mutirão e Compasa.
O reservatório que será interligado ao poço foi construído por meio de convênio entre a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e a Prefeitura de Água Branca. Em abril deste ano, a Agespisa recebeu oficialmente o reservatório para operação. Situado no bairro Compasa, trata-se de um reservatório elevado, em concreto armado, que não apresenta vazamentos e passou por serviços de reforço em sua fundação para garantir mais segurança.
A Agespisa vai ainda equipar e providenciar a subestação de energia do poço localizado no bairro Tinguis, também recebido da Prefeitura Municipal. Nesses serviços, o investimento é de R$ 79 mil, com recursos próprios.
“Com o aumento da reservação, os moradores terão mais qualidade no serviço, solucionando a intermitência no abastecimento de água que atinge esses bairros”, ressalta o presidente da Agespisa, Genival Sales.